Mitos sobre programas de afiliados – O que é verdade e o que é lenda
Os mitos sobre programas de afiliados podem trazer diversos prejuízos a quem está pensando em entrar neste mercado ou que já atua a algum tempo.
Muita gente se ilude com a promessa de dinheiro fácil e rápido que é anunciada por aí, se esquecendo de averiguar direito como funcionam os programas de marketing de afiliados.
Não sabendo de que forma este sistema funciona, as pessoas se atiram em aventuras digitais acreditando que “agora sua vida irá mudar” como pregam alguns gurus da prosperidade que andam por aí.
Neste artigo vamos mostrar o que é verdade e quais são os mitos sobre programas de afiliados. Dessa forma, se você quiser abraçar essa ótima oportunidade de ganhar dinheiro na Internet, o fará de forma consciente.
Principais mitos sobre programas de afiliados
Confira abaixo, os maiores mitos sobre programas de afiliados e evite cair em armadilhas e “contos de fadas” que circulam pela Internet.
1 – Ganhar dinheiro com programas de afiliados é fácil
Entre os diversos mitos sobre programas de afiliados este provavelmente é o maior e também o mais pernicioso.
Muita gente vem se iludindo nos últimos tempos com a promessa de uma “fórmula matadora” que irá fazê-las ganhar dinheiro no “modo automático”.
Isso além de ser uma tremenda “conversa pra boi dormir” é completamente inverídico.Você conhece algum negócio de verdade que gere dinheiro sem você ter que trabalhar? Se souber, me avise.
Para ganhar dinheiro de verdade com programas de afiliados você terá que trabalhar muito em seu negócio, caso contrário será mais um desiludido com esse tipo de negócio.
2 – Para ganhar dinheiro com programas de afiliados basta criar um blog
Nada mais errado que esse pensamento. É por isso que muita gente acaba criando um blog, dedicando tempo a ele e depois desistindo pela total falta de faturamento com todo esse trabalho. É uma história que se repete todos os dias.
Para ganhar dinheiro com programas de afiliados você precisará definir exatamente que tipo de negócio você irá montar.
É necessário planejar muito bem o seu projeto, se qualificar em algumas áreas do marketing digital para poder aplicar técnicas como SEO para afiliados e marketing nas mídias sociais e trabalhar muito.
3 – O dinheiro com programas de afiliados vem rápido
Esse é outro dos mitos sobre programas de afiliados que acaba deixando muita gente decepcionada com o negócio.
O prazo de maturação de um projeto de monetização de sites ou blogs com marketing de afiliados é de no mínimo seis meses.
O motivo é simples. Para ganhar dinheiro com programas de afiliados você precisará gerar muito tráfego para o seu site, principalmente tráfego orgânico, e isso não se faz da noite para o dia.
Por isso, é preciso ter os pés no chão, um bom planejamento da estrutura do negócio e um pouco de paciência até que os primeiros ganhos comecem a surgir.
4 – Programas de afiliados só funcionam em blogs
Esse é um dos mitos sobre programas de afiliados que tem afastado muita gente de ótimas oportunidades de ganhar dinheiro online.
Os programas de afiliados possibilitam uma série de opções de monetização, indo de blogs, passando por redes sociais e chegando até mesmo a lojas virtuais.
Por exemplo, uma boa estratégia de afiliados no Instagram pode se tornar uma ótima alternativa de negócio online.
É possível, por exemplo, montar uma loja virtual completa com programas de afiliados. A bem da verdade, a coisa toda começou assim, com a estratégia de marketing de afiliados da Amazon. Veja mais clicando aqui.
5 – Redes sociais não servem para programas de afiliados
Temos aqui um outro item da nossa lista de mitos sobre marketing de afiliados que também deixa muita gente de fora de uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro neste mercado, simplesmente por desconhecer o funcionamento do sistema.
Veja o caso dos Perfis de Achadinhos no Instagram. Tem muita gente ganhando um bom dinheiro com esse modelo de negócio.
É claro que nem todos os programas permitem que você divulgue seus links de afiliados em redes sociais, como o Google AdSense, por exemplo.
Por outro lado, vários outros programas, como o Kiwify, Monetizze e outros aceitam esse tipo de divulgação.
Por exemplo, os programas de afiliados no Instagram têm dado a oportunidade de criação de ótimos negócios para as empreendedoras digitais que gostam dessa plataforma.
6 – A melhor estratégia é trabalhar com apenas um programa de afiliado
Se você quer montar um negócio online e ficar na mão dos outros, esse é o caminho. O problema é que se esse afiliado, por um motivo qualquer, decidir sair do mercado ou então não trabalhar mais com afiliados, você quebra.
Trabalhe com o maior número possível de programas de afiliados que estejam alinhados com o conteúdo do seu blog ou objetivo do seu negócio.
O importante neste caso é saber muito bem como escolher os melhores programas de afiliados para o seu blog.
7 – Quanto maior for o número de programas de afiliados melhor
O reverso da medalha também nem sempre é o melhor caminho e certamente tem posição de destaque em nossa lista de mitos sobre programas de afiliados. Encontrar o meio termo é talvez um dos grandes desafios nessa área.
Seu blog ou site não pode se transformar em uma verdadeira colcha de anúncios, sob o risco de se tornar poluído e até mesmo sofrer uma penalização por parte do Google por essa prática. Lembre-se sempre que o conteúdo é muito mais importante.
8 – Os infoprodutos são a melhor opção
Outro dos grandes mitos sobre programas de afiliados. É claro que os infoprodutos são uma ótima forma de monetização de blogs, mas dizer que são a melhor opção para isso não corresponde a verdade dos fatos.
Um argumento fundamental para derrubar este mito é que os infoprodutos pagam por vendas e existem diversos outros programas de afiliados que pagam por cliques. Por isso, tente balancear a forma de pagamento para ter um fluxo de caixa contínuo.
9 – O mercado está saturado
Esse é um mito parcial. Como dizia Henry Ford “o mercado nunca fica saturado de produtos bons”. Isso se aplica facilmente ao modelo de ganhar dinheiro com programas de afiliados. De iniciativas ruins a Internet está cheia, e isso explica o fracasso de muitas pessoas.
Se você criar um bloguinho “meia bomba” e sair por aí copiando o conteúdo dos outros, publicando conteúdos ruins e enchendo ele de anúncios, vai pelo caminho da saturação mesmo. Se criar um diferencial e um ótimo conteúdo, o sucesso será seu companheiro.
10 – Um Guru vai ensinar tudo
Acreditar que um Guru poderá ensinar todos os segredos para ganhar dinheiro com marketing de afiliados é a mesma coisa que acreditar em Coelhinho da Páscoa e Papai Noel. Não há atalhos neste mercado e ponto final.
Ganhar dinheiro com programas de afiliados exige além de capacitação em algumas áreas, muita prática, o que leva algum tempo.
Acreditar que um “guru” dos ganhos fáceis vai lhe mostrar tudo é uma ilusão. É melhor construir os seus caminhos do que buscar atalhos.
É por isso que quando criamos o nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, nos comprometemos a ensinar técnicas para montar um negócio online, e não uma “fórmula mágica” para ganhar dinheiro.
Agora que você já conhece os principais mitos sobre programas de afiliados, o que acha de rever suas posições em relação a essa forma de ganhar dinheiro na Internet. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing