As lições aprendidas com Luiza Trajano
Uma das empreendedoras de maior destaque no varejo brasileiro é sem sombra de dúvida Luiza Helena Trajano. Ela, entre outras atividades, é a presidente da rede Magazine Luiza com mais de 800 lojas espalhadas em todo o país.
Muito atuante no varejo físico, e uma verdadeira estrela do comércio eletrônico, ela esteve presente no Congresso E-commerce Brasil – Marketing & Vendas deste ano, realizado em São Paulo, e lá, deu uma aula de negociação aos empreendedores do varejo eletrônico brasileiro.
Abaixo, foram pinçadas algumas frases da palestra realizada por Luiza Trajano e comentamos sua contextualização no universo do comércio eletrônico brasileiro.
Por mais processos que você possa lidar, se não focar em pessoas não vai para frente
O trabalho com vendas é feito de pessoa para pessoa. Você pode e deve investir em seu e-commerce, de forma a fortalecer e ampliar sua usabilidade e sua tecnologia, mas o foco na humanização deve existir sempre.
Com as ferramentas de marketing digital que contamos hoje, está cada vez mais fácil prestar um atendimento personalizado e segmentado, levando o produto certo à pessoa certa.
Atendimento e inovação é o que vai diferenciar uma empresa da outra, o resto vai virar commodity
Apenas através de um atendimento excelente e da busca por inovação para encantar o consumidor, dentro e fora de sua loja virtual, será possível diferenciar seu e-commerce dos concorrentes e conquistar mercado.
Do contrário, sempre será mais do mesmo e você não estará criando um diferencial que vá distinguir a sua loja das outras.
O cliente é o mesmo. Nós que temos que integrar todos os canais à satisfação do consumidor
A rivalidade entre loja física, loja virtual e dispositivo mobile tem dado lugar à uma nova realidade, de união, integração e comodidade para o consumidor, onde o mais importante é oferecer ao cliente aquilo que ele deseja, da forma e no momento que deseja.
Dessa forma, todos os canais devem ter o mesmo foco na satisfação do cliente.
Acredite em você, acredite no Brasil
Com números e perspectivas crescentes para o mercado virtual, ano após ano, é preciso acreditar e manter investimentos em seu próprio negócio, independente da situação econômica nacional.
Mais planejamentos devem ser feitos, mas seu e-commerce não pode estagnar.
Por Felipe Martins