Habilidades de trabalho valiosas em qualquer profissão
Os requisitos técnicos são importantes para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, mas existem habilidades de trabalho valiosas em qualquer tipo de profissão que você exerça.
O problema, é que como muitas delas não fazem parte da grade de formação normal de determinadas áreas, acabam passando desapercebidas por muitos profissionais, que acabam perdendo boas oportunidades por não dominar algumas delas.
Em um mercado de trabalho tão competitivo como o dos dias de hoje, é fundamental que você possua o máximo de capacitação, as vezes em áreas completamente diferentes das que você atua, mas que são de extrema valia na hora de disputar uma boa vaga de trabalho.
Neste artigo relacionamos algumas habilidades de trabalho valiosas em qualquer profissão que você se dedique. Dominá-las certamente trará um algo a mais para o seu currículo e facilitará na hora de conseguir uma boa colocação no mercado.
Domínio das ferramentas do Microsoft Office
Essa é uma dica bem básica, mas acredite, já vi muita gente perder boas oportunidades por não dominar essas ferramentas. Saber trabalhar muito bem com os programas do Microsoft Office, incluindo Word, Excel e PowerPoint é uma demanda quase universal em todos os setores.
Por isso, se você ainda não domina essas ferramentas, trate de correr para resolver essa questão, pois pode acabar lhe custando o próximo emprego. Existem alguns cursos online que podem resolver essa sua carência por um preço bem acessível. Conhecer estas ferramentas deve fazer parte do seu plano de carreira.
Habilidades de comunicação
Essa é uma das principais habilidades de trabalho valiosas em qualquer profissão, pois no mundo dos negócios atualmente, saber de comunicar de forma certa, rápida e objetiva, seja pessoalmente, através de telefone, e-mails ou relatórios, é fundamental.
Isso requer a capacidade de adaptação da linguagem ao público que você deseja atingir. Por exemplo, você não faria o resumo de um relatório financeiro para o departamento de TI da mesma forma que o faria para a apresentação ao conselho de administração da empresa.
Capacidade de trabalho em equipe
O aumento da produtividade e eficiência são parte do valor resultante do trabalho em equipe no local de trabalho.
Enquanto algumas posições exigem um trabalho mais independente do que outras, todos os colaboradores de uma empresa devem, em última instância, contribuir para um objetivo comum.
Um elemento chave para o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe é assumir a diversidade da equipe, o que significa ser capaz de trabalhar confortavelmente com pessoas de diferentes origens, personalidades, habilidades e estilos de trabalho diferentes.
Competências analíticas e de resolução de problemas
No mundo corporativo moderno não basta mais você levantar os dados e escrever um relatório. Os empregadores de hoje buscam por colaboradores que possam analisar os dados, tirar suas próprias conclusões e usar essa informação para chegar a novas estratégias de negócios.
Outra competência que você precisa desenvolver é a de ser capaz de lidar com problemas inesperados, como emergências e mudanças súbitas que acontecem em qualquer tipo de empresa, principalmente em tempos tão dinâmicos como os que vivemos hoje.
Habilidades no atendimento ao cliente
Outra habilidade de trabalho que é valiosa seja qual for a profissão é a capacidade de atendimento e relacionamento com os clientes. Nessa capacitação incluo a capacidade não só de trazer novos clientes, como também a de manter e fidelizar os já existentes.
É preciso assumir uma linguagem positiva e desenvolver o instinto para perceber humores e necessidades dos clientes. Além de empatia e um profundo conhecimento sobre o seu produto ou serviço, trabalhar bem com os clientes requer uma boa dose de paciência.
Habilidades com redes sociais
Saber como lidar com as redes sociais influencia o seu trabalho sob dois pontos de vista, o profissional e o pessoal. No primeiro caso, é necessário entender como as mídias sociais podem ser usadas em prol do marketing e atendimentos dos clientes da empresa.
No âmbito pessoal é preciso saber usar as redes sociais para o seu marketing pessoal e networking, separando o pessoal do profissional e tendo sempre em mente que tudo que você publica nas mídias sociais pode ser visto por um colega de trabalho, cliente ou seu chefe.
Mantenha-se atualizada sobre essa e outras questões referentes a qualificação e carreira, assinando nosso Boletim Informativo.
Traduzido e adaptado do blog da Robert Half