Como montar um home office para freelancer
Nossa dica de hoje é sobre como montar um home office para freelancer, o primeiro passo para você trabalhar em casa de forma profissional, com todos os recursos e conforto que esta modalidade de trabalho exige.
No Brasil e no mundo, o trabalho freelancer, ou trabalho remoto, vem se tornando uma realidade para um número cada vez maior de profissionais, e a tendência é que venha a crescer ainda mais.
Nos grandes centros urbanos, o caos do trânsito e transportes públicos superlotados, fazer diariamente o trajeto de casa para o trabalho é um sacrifício estressante e no final das contas, um grande desperdício de tempo.
O resultado disso é que um número cada vez maior de profissionais busca por trabalho em um modelo home office, que além de ser mais produtivo, garante uma qualidade de vida melhor.
Neste contexto, plataformas para profissionais freelancer, como o Marketing Job, têm contribuído bastante para o crescimento deste mercado, criando um espaço onde profissionais freelancer e contratantes se encontram e fecham negócios.
Mas para trabalhar neste modelo é preciso ter uma estrutura, e saber como montar um home office para freelancer é o primeiro passo para criar esta estrutura.
Por isso, nossa equipe desenvolveu um roteiro com um passo a passo sobre como montar um escritório doméstico para o trabalho freelancer, com todos os recursos e ambiente para desenvolver um trabalho produtivo.
Vamos abordar questões como:
1 – Escolha do local
2 – Organização do ambiente
3 – Tecnologia no home office
4 – Aplicativos e computação em nuvem
Vamos então analisar cada um deste pontos para que você saiba exatamente o que vai precisar para montar o home office ideal para desenvolver o seu trabalho como freelancer.
1 – Escolha o local mais apropriado para montar o seu home office
A nossa primeira dica sobre como montar um home office para freelancer diz respeito onde você irá instalar seu ambiente de trabalho, uma das questões mais importantes neste tipo de projeto.
Não é porque você vai trabalhar em um modelo home office que a sua casa toda vai virar um gigantesco escritório. Ter um local específico para desenvolver o seu trabalho é inclusive, um dos segredos para ter sucesso.
Se você tiver um quarto sobrando, ou que não esteja senso totalmente utilizado, é a solução ideal. Se não puder fazer isso, tente encontrar um lugar em sua casa em que você instalar uma mesa e criar o seu cantinho de trabalho.
Busque um lugar com uma boa iluminação que comporte todo o seu material e de preferência, que não tenham muita movimentação de gente durante a rotina diária da sua família, para que você possa se concentrar em suas tarefas.
Outra questão importante é escolher um lugar com pontos de energia elétrica, para que você possa instalar seus equipamentos. Importante também é estar em um ponto em que o seu sinal de Internet chegue sem problemas.
2 – Organização do ambiente
Para ter um home office produtivo, um dos segredos está na organização do seu espaço de trabalho. Nada de coisas espalhadas por todo o lado, pois isso acaba comprometendo a sua produtividade e o próprio ambiente da sua casa em seu dia a dia.
Opte por móveis que possuam bastante espaço para guardar todo o seu material de forma organizada e não perder o seu tempo procurando coisas.
Se estiver compartilhando um cômodo da casa, tente dar uma nova arrumação para o espaço que você irá ocupar, de forma a guardar todo o seu material neste local. Quando se fala em separar o home do office, se faz uma referência a que o escritório em casa respeite também outros espaços.
3 – A tecnologia é sua grande aliada
Atualmente o trabalho freelancer está intimamente relacionado aos recursos tecnológicos com os quais podemos contar hoje em dia, principalmente aqueles relacionados à comunicação e processamento de dados.
Por isso, nossa terceira dica sobre como montar um home office para freelancer é investir pesado em tecnologia, começando por um bom computador, que possua alta capacidade de processamento, principalmente se você for trabalhar em áreas relacionadas a web design ou áudio e vídeo.
Os computadores do tipo All In One, aqueles compostos apenas por um monitor, onde na verdade estão embutidas todas as peças na máquina em si, e um teclado, são ideais para quem precisa ou prefere trabalhar com um desktop.
Eles poupam um bom espaço e não ficam com aquele monte de fios pendurados, como é comum nos desktops convencionais.
Outra opção é investir em um bom notebook, que além de ter a vantagem de não ocupar muito espaço, é portátil e você poderá levar para reuniões com clientes, por exemplo.
Outra dica para quem quer saber como montar um home office para freelancer prático e funcional diz respeito a impressoras. Busque um modelo que agregue diversas funções, como scanner, xerox e impressora em uma máquina só. Também poupa bastante espaço em casa.
4 – Aplicativos e computação em nuvem
Outra dica fundamental para quem quer saber como montar um escritório para freelancer é usar e abusar de aplicativos de gestão e processos e comunicação, e também de todas as facilidades proporcionadas pela computação em nuvem.
Aplicativos como o Trello, ajudam bastante na organização de tarefas, principalmente quando você trabalha integrado com outros profissionais freelancer. Isso ajuda a organizar o trabalho e evita que você cometa um dos maiores erros que um freelancer pode cometer, atrasar a entrega.
Como montar um home office para freelancer é criar opções de mobilidade, nada melhor e mais seguro que armazenar seus dados em nuvem. Serviços como Dropbox e Google Docs, são super úteis para que você tenha acesso aos seus dados onde quer que esteja.
Se você gostou destas dicas, mas quer saber ainda mais sobre como montar seu escritório doméstico para trabalhar como freelancer, sugerimos que visite a nossa seção de artigos sobre Home Office.
Agora que você já conhece os principais pontos sobre como montar um home office para freelancer, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa.
Mantenha-se em dia sobre essa e outras questões envolvendo home office e trabalho como freelancer, assinando o nosso Boletim Informativo.
Publicado no Marketing Job